12 de set. de 2010

casamento cigano






 



Os casamentos ciganos são festas enormes que podem durar até 5 dias.
Campinas é a cidade brasileira com maior número de ciganos e dizem que acontecem muitas festas assim por lá.De qualquer forma, se você não está inserida em um clã cigano, dificilmente consiga fazer um casamento cigano, principalmente porque em sua origem, os ciganos não aceitavam casamento com não ciganos e tinham que ser pessoas de grupo.
E caso você encontre um marido cigano, provavelmente você terá que ser aceita no grupo dele para poder casar-se dentro da tradição.
nas festas ciganas,as mulheres casadas são obrigadas a usar uma faixa no cabelo para identificar que são casadas,mesmo as mais velhas.
Portanto,os ciganos sabem diferenciar uma cigana casada de um cigana solteira, quando ela esta com ou sem a faixa nos cabelos.
Os ciganos formam casais legítimos unidos pelos laços do matrimônio, não fazendo parTe de seus costumes viverem amasiados ou aceitarem o concubinato.
Vivem juntos geralmente até a morte e raramente ocorrem entre eles separações ou divórcios, que somente acontecem se existir uma razão muitíssimo grave e com decisão do Tribunal reunido para julgar a questão.
Os pares ciganos, marido e mulher, são muito reservados e discretos em público, não trocando nenhum tipo de carinho que possa ser entendido como intimidade, que é vivida somente em absoluta privacidade.

Desde meninas, as mulheres deste povo são prometidas e se comprometem em noivado com primos ou ciganos de outros grupos que desejam unir-se em famílias, às vezes, por interesses comerciais. Os pais dos noivos são quem decidem esses acertos. O casamento é uma das tradições mais preservadas do povo, pois representa a continuidade da raça.
Por isso, a união com os não ciganos é proibida.
Quando isso acontece, a pessoa é excluída do grupo.
Os noivos não podem ter nenhuma intimidade antes do matrimônio.
Assim é que o casal entra no mundo dos adultos.
Durante três dias e três noites os noivos ficam separados para festejar e dar atenção aos convidados, somente na terceira noite é que ficam a sós pela primeira vez.
A virgindade é de suma importância, tem de ser comprovada no dia seguinte ao casamento, com a mancha de sangue no lençol branco.
Se a noiva não for virgem é devolvida aos pais e estes pagam indenização, em ouro, aos pais do noivo.
Se ela for virgem, no outro dia veste uma roupa bem tradicional e um lenço colorido indicando ser casada.
Durante a festa do casamento os convidados homens sentam ao redor de uma mesa, no chão.
E, com um pão grande e sem miolo, recebem os presentes dos noivos, em dinheiro ou ouro, ao mesmo tempo em que abençoar o casal. As mulheres recebem lenços e flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário